Em Crácovia você poderá encontrar muitas construções antigas originais já que a cidade não foi muito atingida pelos bombardeios da 2ª guerra.

O centro histórico, a Cidade Velha (Stare Miasto), é cercado por uma muralha que abriga os principais pontos turísticos. Passando pelo St. Florian´s Gate, percorrendo a Rua Florianska chega-se à Praça do Mercado (Rynek Główny). A praça é dividida ao meio onde encontra-se o prédio do Mercado que tem uma bela arquitetura e onde você encontra diversas lojinhas de souvenir e artesanato.

St Florian’s Gate



No entorno da praça podemos encontrar vários restaurantes, cafés, a Torre da Prefeitura e a famosa escultura “Eros Vendado”, do artista Igor Mitoraj. A Igreja de Santa Maria – Sec. XII, que ao longo do tempo foi recebendo novas edificações. Á esquerda da igreja fica o relógio, onde a cada meia hora ouvi-se o som de um trompete em homenagem ao trompetista local que for atingido por uma flecha enquanto tocava anunciando a invasão dos Mongóis na época.

Em algumas ocasiões montam-se barracas na praça onde podemos encontrar além de barracas de vendem diversos tipos de produtos e também podemos desfrutar de um pouco da gastronomia local comendo os famosos pierogis.

O Monte Wawel é outro ponto turístico da cidade onde fica localizado a Catedral de Cracóvia. Foi nesta Catedral que o Papa João Paulo II celebrou a sua primeira missa como sacerdote em 1946, por isso, podemos encontrar uma estátua em sua homenagem. Localizado também no Monte Wawel, fica o Castelo Real, que fica às margens do Rio Vístula.

Estátua do Papa João Paulo

Do outro lado da margem do Rio Vístula encontramos o bairro judeu (Kazimiez), gueto construído pelo nazistas no início da 2ª guerra para abrigar cerca de 70 mil judeus que foram deportados posteriormente para os campos de concentração.

Bairro Judeu

Podemos encontrar perto de Cracóvia dois campos de concentração: Auschwitz e Birkenau. Auschwitz era o centro administrative dos outros campos e nele os nazistas testaram a primeira camera de gás que matou 850 prisioneiros. Em Birkenau onde foram construídos quatro crematórios e cameras de gás com capacidade para eliminar 2.500 pessoas por dia.

Campo de Concentração de Auschwitz

Tem outros interessantes tours que se pode fazer como o as Minas de sal ou a fábrica de Schindler. Você pode desfrutar a vida noturna de Cracóvia indo a alguns interessantes lugares em que se pode passar o tempo bebendo e comendo alguma coisa apetitosa e barata. Tem uma fábrica artesanal de cerveja local – Ursa Maior com uma boa variedade de cervejas. Você pode também escolher algum bar ou restaurante na praça principal.

Na rua Florianska tem um bar com karaoke que você pode beber qualquer shot por apenas 1 euro.

Share:
Written by Dealage
I´m a Brazilian traveller that love travel around to meet new people and learn more about different cultures.